quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Inteligência.

Rogo a Deus para não cometer nenhuma barbaridade aqui neste post.

Este post, sobre a inteligência humana, na verdade é fruto de diversos pensamentos que tive à luz de Deus e Olavo de Carvalho, lapidados pela conversa com amigos e familiares. Acredito que esteja próximo da verdade, pelo menos ao meu ver. Como, além de humano, sou jovem é quase certo que eu diga muitas idiotices, mas acredito que o pouco que imagino saber deva ajudar a esclarecer diversas coisas para quem não leva a vida com critério.

Perguntas relevantes: O que é a inteligência? Como perceber uma pessoa inteligente?

Bom, a inteligência é a capacidade que o ser humano tem de perceber a realidade e atuar sobre ela. Notem que eu disse "a realidade", e não "sua realidade". Ressalto isso pelo grande mal que diagnostico na humanidade hoje em dia: a relativização de tudo. Falarei mais sobre isso adiante. Quem sabe em outro post.

Mesmo assim afirmo: Existe apenas uma realidade. O mundo é um só. Caso existissem diversas realidades, haveria um mundo pra cada pessoa ou grupo de pessoas.

Quanto mais coisas, situações e circunstâncias uma pessoa ver e memorizar, mais inteligente ela é. Isso é evidente! Tendo em vista que se ela memorizar o máximo de situações e circunstancias, ela terá mais facilidade de pensar sobre elas e suas reações afim de evoluir suas atitudes, a ponto de controlar melhor suas reações. Ela terá mais material para levar a sua vida. Claro que dificilmente haverá uma situação igual a que ela viveu, a ponto de atuar da forma como ela pensou ser melhor do que a atitude que ela teve no passado.

Vale lembrar que a maioria das pessoas recebe de Deus a mesma quantidade de inteligência. O que acontece é que algumas pessoas são abençoadas com mais recursos, porém delas será cobrado mais também. Mesmo por que sem essas pessoas extraordinárias, pode-se citar "Isaac Newton, Albert Einstein, Mozart e etc, o mundo não evoluiria na velocidade em que evolui.

Não sei se fui claro, acredito que não a ponto de se entender em apenas uma leitura, por isso peço ao lentor que esteja atento, mesmo por que tenho falhas de linguagem que podem dificultar o entendimento. Peço pra que comentem o que nao entenderam.

Obrigado pela atenção.

Um comentário: