quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Trabalho em grupo.

Rogo a Deus que os acontecimentos que fizeram eu escrever o que estou a redigir não influenciem a ponto de eu comoter alguma injustiça.

Todo mundo que eu conheço diz que sabe trabalhar em grupo. Na verdade não posso dizer isso, praticamente todo mundo que conheço diz que sabe trabalhar em grupo. Mas, o que é trabalhar em grupo? Qual a definição de trabalho em grupo? Qual a motivação e o sentido de se trabalhar em grupo?

Bom, duvido que essas mesmas pessoas tenham respondido a essas perguntas. Duvido até que elas tenham parado para pensar sobre o porque de elas dizerem que sabem trabalhar em grupo.

Dentro de meus Devaneios, sim faço alusão ao nome deste blog, respondi a essas perguntas de forma simples e objetiva: Trabalhar em grupo é utilizar as melhores capacidades de seus integrantes a fim de atingir um objetivo comum a todos. É impossível trabalhar em grupo se cada integrante tem um objetivo diferente. Dessa forma as forças se dividem e até se subtraem. É como se diversos vetores, cada uma com uma direção e sentido, se anulassem e formassem uma resultante menor do que se nao houvesse união. Em conseguinte, trabalhar em grupo é somar vetores de mesma direção e sentido, formando uma resultante maior do que era um único vetor solitário.

Acredito que já respondi às duas primeiras perguntas. Caso não comentem que tento me explicar melhor corrigindo a este post.

A terceira pergunta sobre a motivação e sentido de se trabalhar em grupo é facilmente respondida se pensarmos de maneira bem objetiva. Aliás, muitas coisas podem ser respondidas dessa forma. Bom, voltando, trabalha-se em grupo para realizar uma tarefa que uma única pessoa não realizaria. Ou seja, coloque o Pelé, sozinho, para jogar contra o São Paulo. Esta seria a única maneira de o time, medíocre, do São Paulo ganhar jogando contra o Pelé. Ainda assim ganharia, com extrema facilidade.

Pode-se também pensar que o trabalho em grupo otimiza o esforço da realização de uma tarefa. Por exemplo, agrupam-se pessoas para digitar um texto. Cada um digita um capítulo. É claro que, se não houver brigas ou disputas de ego, o trabalho será realizado mais rapidamente.

Falando em brigas e disputas de ego. Um grupo é destruído por alguém quem tem por objetivo apenas "aparecer" e não chegar ao objetivo real e concreto do grupo, que é o viés do agrupamento daquelas pessoas. Esta pessoa é capaz de realizar atitudes baixas, picaretas, sem vergonhas, apenas para atingir seu objetivo de "aparecer".

Tendo isto em vista, pode-se perguntar "como resolver um caso em que temos um rapaz que quer "aparecer" e não atingir os resoltados esperados pelo grupo?". Ora, aí entra o líder.

O líder é aquele cara que consegue perceber o potencial de cada integrante de seu grupo. Consegue direcionar cada vetor apontando para a mesma direção e sentido. Consegue desmascarar picaretas, excluí-los do grupo se necessário. Sempre afim de atingir o objetivo, viés do agrupamento daquelas pessoas.

O líder pode ter bastante dificuldade de lidar com seu grupo e, muitas vezes, ele não consegue faze-lo atingir seu objetivo. Isso pode acontecer por dois motivos, má liderança ou insurgência dos liderados guiados por aquele sujeito que quer apenas "aparecer". Quando isto acontece o líder perde sua capacidade de liderar, não há meios de fazer os liderados obederecem mais.

Um adendo:

Não vamos nos enganar, existem líderes que querem atingir o objetivo com um do grupo e existem líderes que querem apenas atingir seus objetivos pessoais. No nosso exemplo, aparecer.

Voltando, quando o líder perde a liderança a única saída honrada é o sujeito se retirar do grupo. Ele não tem mais espaço lá, foi desmoralizado e, por isso, a sua permanência no grupo exigiria que ele corrompesse seus valores e compactuasse com algo que ele nao concorda. Isso leva as pessoas a depressão e à descaracterização de sua personalidade. Em suma, o sujeito enfraquece.

Como ninguém quer enfraquecer, usa-se da melhor saída. Buscar outro ambiente.

Agradeço a atenção de todos.

4 comentários:

  1. oq um estágio onde nao tem NADA pra fazer nao faz com uma pessoa..ahaha

    ResponderExcluir
  2. "Trabalhar em grupo é utilizar as melhores capacidades de seus integrantes a fim de atingir um objetivo comum a todos."

    Não confunda trabalhar em grupo com liderar pessoas!

    ResponderExcluir
  3. Continuo acreditando que a sentença citada é verdadeira. O que acontece é que o líder faz com que o objetivo comum seja atingido, ou seja, utiliza de artifícios técnicos para que isto aconteça. Mas um grupo sempre deve ter apenas um objetivo, com cada integrante utilizando sua maior habilidade se não o sentido do grupo vai pelo ralo.

    ResponderExcluir